CreateFromScratch: O significado Talit ?

quinta-feira, 7 de abril de 2016

O significado Talit ?

Talit? Porque Usar?

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; não seguireis o vosso coração, e nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus". Números 15:38-40.
O texto acima é um mandamento do Senhor aos judeus acerca do uso do Talit, (o manto ou xale de orações) que é usado por todo judeu em todo o mundo. O Talit também é chamado de manto de oração porque, quando é posto sobre a cabeça ele provê um isolamento e previne a pessoa que está em oração, da distração, o que permite ao usuário orar como se estivesse dentro de um reservatório ou tenda fechada. Jesus disse, "Mas tu quando orares, entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto..." Mateus 6:6
A palavra no grego traduzida para aposento é tameion, que procede do hebraico heder e se refere ao Talit como um quarto de oração ou tenda fechada.

Talit? Jesus usou 
Até mesmo Jesus usou um Talit. Em Mateus 9:20 e Lucas 8:44 nos é relatado sobre a mulher com o fluxo de sangue que chega até Jesus para tocar o tzit tzit (franja) do vestuário dele (o Talit). A mulher, sendo uma judia, conhecia os mandamentos concernentes ao Talit e sabia quem era Jesus. Sua intenção em tocá-lo foi premeditada, pois quando isso acontecesse, seria liberado o poder de Deus para curá-la. Ela então percorre o caminho em direção a Jesus, passa pelo meio da multidão, e estende sua mão por trás de Jesus para tocar no tzit tzit (franja) do Talit de Jesus! E então acontece o milagre. Ela é instantaneamente curada. O povo judeu nos dias de Jesus, entendia que quando um homem ungido por Deus usava um Talit o poder de Deus estava disponível naquele momento e através daquele homem. Usá-lo seria motivo de olhar e trazer à lembrança todos os mandamentos do Senhor. Estes mandamentos incluíam poder curativo.Os textos de Mateus 14:36 e Marcos 6:56 nos falam que muitos buscaram tocar o tzit tzit (franja) do Talit (manto) de Jesus para que fossem curados. É interessante notarmos que estas franjas representavam a autoridade do homem judeu, e foi justamente ali o local onde todos tentavam tocar para receberem bênçãos!
Algo também significativo no Talit, é que o ato de colocar uma pequena franja nos quatro cantos da vestimenta está sinalizando a ação de Deus para libertar o seu povo do Egito. Então olhar para as franjas do Talit nos lembra  os atos de salvação e libertação do Senhor Deus ao seu povo.

As cores do Talit
O branco aponta para a santidade de Deus. Quando estamos diante de Deus, precisamos estar em santidade. Quando usamos o Talit, estamos dizendo a todos que estamos, naquele instante, em santidade para nos apresentar diante de Deus. 

O azul é uma figura do céu e aponta para a consciência de que, embora estejamos nesta terra, neste mundo, não pertencemos a eles, mas sim, aos céus. Então quando usamos o Talit, estamos anunciando que somos habitantes celestiais e que tudo o que estamos fazendo nesta vida através do nosso ministério, vem dos céus, vem de Deus.
Os fios dourados apontam para a glória e natureza de Deus. Quando estamos usando o Talit, o dourado está nos lembrando de que, sem a gloria de Deus não somos nada, sem a natureza de Deus em nossas vidas, não passamos de meros mortais, frágeis, pecadores, falhos e dignos de condenação. É glória de Deus que encobre as nossas falhas.
Quando os judeus olham para o Talit e para as franjas, eles se lembram:
1- Da Lei de Deus. Eles sabem que são responsáveis em obedecer a Lei de Deus. 
2- Eles se lembram de que foram chamados para ser santos perante Deus.
3- Eles sabem que precisam da glória de Deus para encobrir suas fraquezas e pecados. 
4- Eles sabem que embora vivam neste mundo, são cidadãos dos céus. 
5- Eles sabem que as próximas gerações precisam do legado que eles devem deixar.
Uma referência importante: Em Atos 18:3 encontramos escrito: "e como era (Paulo) do mesmo ofício, ficou com eles (Priscila e Áquila) e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas".
A palavra "fazer tendas" em nossas versões vem do original grego skenopoios e significa um que fez barracas portáteis pequenas de couro, pano ou linho".
Como previamente declarado, o Talit também era chamado ou tido como uma barraca. 
O Centro Judaico de Estudos Cristãos acharam esta referência em escritos judaicos do primeiro século. Esta referência em particular feita a Sha'ul(Paulo), Priscila e Áquila é significante porque nós sabemos que Sha'ul (Paulo) havia estudado com Gamaliel (Atos 22:3) e também Priscila e Áquila devem ter sido treinados no judaísmo, para que Sha'ul (Paulo) tivesse tal consideração para com eles, a ponto de ajuntar-se com eles trabalhando em conjunto. Para fazer os nós nas franjas de um Talit requeria-se uma especialização e um treinamento rabínico. Toda linha e todo laço eram significantes. Alguns estudiosos julgam que Paulo, Priscila e Áquila podem ter sido os fabricantes de Talit.

As franjas do Talit
Em Deuteronômio 6:4 e 5 está escrito: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.
Isto para o judeu é um mandamento sagrado que nunca pode ser violado e a forma que eles demonstram quando estão em suas orações e ministrações ao Senhor, é envolver-se com o Talit.
Jesus disse, "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento" Mateus.22:37-38. 
O Talit está disposto em três cores distintas: branco, azul e com fios dourado. Além disso, nas franjas contém nós que representam os 613 mandamentos contidos na Torá e também a responsabilidade que uma geração tem em deixar esses mandamentos de Deus, às próximas gerações.
Então quando usamos o Talit em nossos cerimoniais, assim como o judeu, estamos tornando notório a todos que estamos nos cobrindo e nos envolvendo com todos os preceitos do Senhor, bem como nos comprometendo com as gerações futuras em deixar um legado de fé, compromisso, envolvimento com Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário